Jovens estão buscando microaposentadorias
O fenômeno reflete a nova mentalidade da geração Z, que quer aproveitar a energia da juventude para viver experiências

Foto: Freepik
Eu já falei aqui na coluna sobre modelos de trabalhos mais flexíveis que estão conquistando os jovens por proporcionar uma melhor relação entre vida pessoal e profissional.
Com isso, estamos vendo um outro fenômeno surgindo: as microaposentadorias. São pausas planejadas durante a carreira para focar no bem-estar e vivenciar novas experiências. É uma nova mentalidade da Geração Z, que não quer mais esperar tantos anos para se aposentar e curtir a vida. Querem aproveitar a saúde da juventude para viajar, se dedicar a projetos pessoais e aprender novas habilidades, por exemplo.
Um ponto a favor é que, com o avanço da tecnologia e a implantação de trabalhos remotos, esses jovens já não enfrentam tanta resistência ao voltar ao mercado de trabalho após essas pausas, se compararmos com as gerações anteriores.
Foto: Freepik.
Ao contrário também dessas gerações anteriores, que permaneciam por décadas na mesma empresa, os jovens de hoje não temem e até buscam mudanças de emprego, com frequência.
Mas é preciso um bom planejamento financeiro para essas microaposentadorias. Caso contrário, veremos mais jovens dependendo por mais tempo de apoio familiar.