Óleo de Alecrim: A  alternativa natural para combater a queda de cabelo 

Especialista em cosméticos naturais, Amanda Soares ensina fórmula prática para estimular o crescimento capilar com ingredientes acessíveis

Óleo de Alecrim: A  alternativa natural para combater a queda de cabelo 

Cada vez mais pessoas estão buscando alternativas naturais para tratar a queda de cabelo, e a cosmetóloga Amanda Soares compartilha uma fórmula simples e eficaz, que pode ser feita em casa com ingredientes que oferecem benefícios comprovados para o couro cabeludo.

Fórmula natural para queda capilar:

30 ml de óleo vegetal de jojoba (ou de semente de maracujá)
5 gotas de óleo essencial de alecrim
5 gotas de óleo essencial de cedro atlas
3 gotas de vitamina E (apenas como antioxidante)

Passo a passo:

Em um frasco de vidro limpo e esterilizado, adicione os 30ml do óleo vegetal base seguido dos óleos essenciais e vitamina E.
Agite levemente para misturar os ingredientes.
Armazene em local seco e arejado, longe da luz.

Sugestão de uso:

Aplique no couro cabeludo seco 2 a 3 vezes por semana. Massageie com as pontas dos dedos por 2 minutos. Deixe agir por, no mínimo, 1 hora — ou durante a noite, lavando os fios normalmente pela manhã. Quanto mais tempo o produto permanecer no couro cabeludo, melhor.

Por que funciona?

O óleo essencial de alecrim tem ação estimulante sobre a circulação sanguínea do couro cabeludo. Um estudo comparou seu uso ao minoxidil (ativo farmacêutico para alopecia) e mostrou resultados semelhantes de crescimento capilar, com menos efeitos colaterais como coceira ou oleosidade excessiva.

O óleo essencial de cedro atlas contribui para equilibrar a oleosidade e fortalecer os folículos capilares, sendo uma excelente alternativa natural para combater a queda. Amanda explica que o óleo essencial de alecrim estimula a circulação sanguínea e o crescimento capilar, enquanto o cedro fortalece os folículos e combate a queda.

Estudo comparativo com o minoxidil:

Um estudo publicado na revista Skinmed (2015) comparou o uso do óleo essencial de alecrim com o medicamento minoxidil 2%, tradicionalmente indicado para tratar a alopecia androgenética. Os resultados mostraram que, após seis meses de uso, ambos os grupos (alecrim e minoxidil) apresentaram crescimento capilar semelhante, mas o grupo que usou alecrim relatou menos efeitos colaterais, como coceira no couro cabeludo — um efeito comum com o minoxidil.

Amanda ressalta que há uma crescente demanda por cosméticos naturais, mas que ainda é difícil encontrá-los em perfumarias e supermercados no Brasil. “Muita gente está começando a aprender a fazer seus próprios cosméticos. Isso é um reflexo de um mercado em expansão e com enorme potencial de crescimento.”

O poder da natureza nos cuidados capilares:

Segundo Amanda, isso mostra como a natureza pode oferecer soluções eficazes e menos agressivas para os cuidados com os cabelos. “Tenho centenas de alunas que, assim como eu, preferem um caminho mais gentil com o corpo e com o meio ambiente.”

Apesar do crescimento dessa demanda, Amanda alerta: "Mesmo com mais pessoas interessadas no natural, ainda é difícil encontrar boas opções em perfumarias e mercados. Por isso, quem começar agora nesse setor tem grande potencial de crescimento junto com a economia verde.”

Você encontra outras receitas como essa no Instagram e canal do YouTube da Amanda (@amandasoares.br) e também no site: amandasoares.eco.br

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!