Jovens não gostam mais de atender chamadas telefônicas
Mensagens de texto e voz são as formas de comunicação preferidas, segundo pesquisas

Foto: Freepik
De acordo com pesquisas recentes, os jovens não gostam de atender chamadas telefônicas. Cerca de 70% das pessoas entre 18 e 34 anos de idade preferem conversar por mensagem de texto e cerca de 30% preferem mensagens de voz. 25% dos jovens simplesmente não atendem o telefone celular. A maioria nem possui um toque alto para chamadas telefônicas. As ligações de marketing e golpes também contribuem para isso.
Os jovens alegam que as mensagens de texto e de áudio são formas mais educadas de comunicação, onde é possível respeitar o tempo e a disponibilidade de cada um. E dessa forma, eles declararam que se sentem menos expostos e vulneráveis.
Foto: Freepik.
Estranho? Bom, nem tanto. Psicólogos explicam que os jovens não desenvolveram o hábito de falar ao telefone. Na época do telefone fixo, onde as ligações telefônicas custavam uma fortuna, os pais pediam aos filhos para não ficarem jogando conversa fora por muito tempo. As ligações eram para assuntos importantes.
Foto: Freepik.
Muitos jovens garantem que hoje até estranham uma ligação inesperada e logo associam a uma emergência.
Mas não falar ao telefone não significa que os jovens não mantenham contato com seus amigos e familiares. Pelo contrário. Existem grupos de whatsapp super movimentados todos os dias, com muitos memes, figurinhas e mensagens de texto. E muitas conversas paralelas também nas redes sociais. Estamos diante de uma nova forma de comunicação.