Mães após os 40 anos: uma nova tendência
Estudos apontam que as brasileiras estão mais focadas em estudo e carreira

Foto: Freepik
Estamos em maio, mês em que celebramos o Dia das Mães. E eu quero trazer uma tendência neste tema. O número de brasileiras que se tornam mães após os 40 anos está aumentando.
Segundo dados divulgados pelo IBGE, esse número cresceu cerca de 59,98%, de 2010 a 2022. Em alguns estados, o crescimento foi ainda maior, como Mato Grosso (155,17%), Goiás (127,94%), Espírito Santo (118,24%) e Rondônia (117%). Em 2020, a idade média em que as mulheres tinham seus filhos tinha 27,7 anos.
Os dados apontam que as mulheres, hoje em dia, estão empenhadas em estudos e carreira, deixando a maternidade para um segundo passo. Algumas mulheres acreditam que essa escolha traz muitas vantagens, como a estabilidade no trabalho e o amadurecimento para lidar com a educação dos filhos.
Foto: Freepik
Existem alguns fatores de risco para uma gravidez tardia, além da diminuição da fertilidade. Mas especialistas afirmam que as mulheres são mais esclarecidas e preocupadas com a saúde, possibilitando gestações tranquilas, com acompanhamento médico.